Postado em 03 de Maio às 10h25

5 atitudes que fazem seu cliente voltar e comprar mais vezes

Venda Direta (13)

1. Estude seu mercado
Antes de pensar em agradar a clientela, todo vendedor precisa de uma boa dose de autoconfiança. Ou seja, é preciso acreditar que seu negócio é a solução ideal para o seu consumidor. E para fazer isso não há outra alternativa que não estudar muito bem o mercado onde se está inserido.

Fazer isso significa conhecer muito bem todos os players do setor, inclusive os competidores. Só assim o vendedor vai conseguir saber no que é melhor que o concorrente e quais seus diferenciais dentro do mercado.

2. Conheça seu público-alvo
Essa é outra dica quase óbiva: para atender bem o cliente é fundamental saber o que ele quer e como ele gosta de ser atendido. Manter uma proximidade e ter interesse em conhecer as dores reais desse cliente é apenas o primeiro passo.

3. Supere as expectativas

Uma boa venda com um bom atendimento, que motiva o retorno do cliente para comprar novamente, se baseia essencialmente na compreensão das necessidades do consumidor. Mas não é só isso. Se você deseja estimular a recompra é muito importante ir além daquilo que o novo cliente espera de você.

Isso quer dizer oferecer um brinde — um "mimo" — que mostre sua preocupação pela satisfação do cliente; surpreender na entrega do produto; não sumir no pós-venda; entre outras atitudes que vão além do "basicão" esperado pelo cliente.

4. Admita os erros e seja compreensivo

Por fim, tenha em mente que nenhum cliente vai voltar a comprar em uma empresa que não sabe lidar com a insatisfação do consumidor. Se tem uma coisa que irrita as pessoas é um negócio em que os vendedores/atendentes não tem a humildade de assumir seus erros.

A solução para esse problema é fácil. Errou? Admita o erro e seja compreensivo com a possível reação negativa do cliente. Em resumo, mesmo que a culpa não tenha sido da sua loja é importante que você não transmita ao cliente a sensação de que você só está preocupado em livrar o seu lado.

Mostrar ao cliente que você está interessado em resolver o problema dele, com disposição para ajudá-lo não só nesta oportunidade, é uma receita para você ter sucesso com a fidelização na sua loja. Invista nos pontos que citei aqui e tenho certeza que você irá ver os resultados melhorarem com o retorno dos clientes para comprar com você novamente.

5. Valorize os clientes antigos
Como eu comentei no início, é muito mais barato vender novamente a um cliente antigo do que converter um novo. Portanto, não é porque o objetivo da empresa é vender mais que você vai se dedicar apenas à captação de novos clientes, não é mesmo?

Para ativar aqueles clientes antigos que faz tempo que não retornam crie ações que tragam novos benefícios a eles. Um programa de fidelidade, descontos aos mais recorrentes e ofertas específicas são apenas algumas das alternativas para fazer isso.

Fonte: Comunidade Sebrae

Veja também

Dica Venda com Qualidade de Vida!27/02/17 Além de técnicas de venda, o bom vendedor porta a porta precisa se preocupar com a qualidade de vida que tem no trabalho. Atualmente nossos dias são “agitados”. O estresse, a correria e o pouco tempo para realizar todas as tarefas do dia são um desafio a mais para conseguirmos manter a saúde no ambiente profissional. Algumas dicas, aplicadas tanto na venda......
Como abordar um cliente pela primeira vez06/11/17 Uma das maiores dificuldades que existem hoje num processo de venda é, na verdade, começar a venda, ou seja, como abordar um cliente pela primeira vez. É muito mais trabalhoso conquistar um novo cliente do que vender novamente para um que......
A Cartilha do Vendedor Porta-a-Porta!17/04/17 Você que é vendedor de porta em porta, ou pretende entrar para o ramo para ganhar uma renda extra, ou até mesmo para ser seu meio de sobrevivência, pois é uma profissão muito rentável e cheia de outros......

Voltar para Notícias