Postado em 05 de Dezembro de 2017 às 12h48

3 Dicas Para Vender Mais no Fim de Ano!

Dicas (34)
Venda Porta a Porta O final do ano é a época de maior demanda para os vendedores. O pagamento do 13º salário aumenta significativamente o volume de dinheiro no mercado. A maior circulação de capital...

O final do ano é a época de maior demanda para os vendedores. O pagamento do 13º salário aumenta significativamente o volume de dinheiro no mercado. A maior circulação de capital associada aos festejos de Natal, Ano Novo e férias escolares, são fatores que estimulam as pessoas ao consumo, o que leva ao nosso tema deste texto: vendas de fim de ano.

O planejamento inicia-se a partir da decisão do empresário dos resultados que espera alcançar no período. Essa decisão é influenciada por fatores econômicos, disponibilidade de capital para investir e, principalmente, visão e sensibilidade do empreendedor. Uma decisão conservadora, poderá implicar em falta de produtos para venda. Da mesma forma, uma decisão muito arrojada de compra, sem uma estratégia que suporte essa venda, pode levar a empresa a iniciar o ano seguinte com alto volume de estoque o que trará impacto na rentabilidade do negócio.

1) As principais estratégias a serem consideradas ao se planejar para as vendas de fim de ano:

Com o objetivo em mente, deve-se definir as estratégias para uma maior produtividade de vendas de fim de ano. E as principais são: definição do mix e volume de produtos em estoque, estratégias de promoção e comunicaçãos e formas de pagamento.

Para garantir disponibilidade de produtos para a demanda ampliada, nas melhores condições de pagamento e a maior diversidade do mix, deve-se antecipar os pedidos de compra. O mix de produtos é determinante para muitos segmentos em épocas de pico, pois tem impacto determinante na logística, que costuma ser um gargalo em épocas de alta demanda.

2) De que forma a organização antecipada pode incidir em aumento de vendas de fim de ano?

Existe um mantra nos negócios que diz: você deve escolher dois entre os três elementos: prazo, custo e qualidade. Você nunca consegue o melhor preço, com a maior qualidade em um prazo curto. Isso significa que quando você deseja um serviço ou produto de qualidade ou você abre mão do prazo ou do custo. Quem se antecipa pode abrir mão de prazos curtos, podendo garantir menores custos e qualidade.

3) Como podemos fazer promoções de curto prazo e divulgações de forma eficiente?

Como o período é curto e as ofertas de produtos e serviços são abundantes, as melhores campanhas são as mais criativas e inteligentes. As criativas ganham a atenção dos clientes em meio a centenas ou milhares de estímulos. E as inteligentes vão além, fazendo o cliente processar a informação, ou seja, pensar sobre a oferta e considerá-la na sua decisão de compra.

As melhores campanhas promocionais são aquelas que comunicam o que o cliente quer ouvir, em um canal acessível, no momento que ele está atento e estimulam naturalmente o processo de compra do cliente.

Fonte: DNA de Vendas

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